terça-feira, 31 de março de 2009

"Papa, vens correr comigo a maratona?"

O pai responde que sim, e ambos correm a primeira maratona juntos.
Um outro dia, o filho com deficiência, volta a perguntar ao pai se quer voltar a correr a maratona com ele, ao que o pai responde novamente que sim. Correm novamente os dois.
Certo dia, o filho pergunta ao pai: "papa, queres correr comigo o Ironman?(O Ironman é o mais difícil...exige nadar 3,8 km, andar de bicicleta 180 km e correr 42km ). O pai diz que sim!


terça-feira, 10 de março de 2009

Video OIM sobre tráfico de pessoas

Combate ao tráfico de pessoas

MTV na luta contra o tráfico humano

Tráfico de Mulheres

Uma rede para apanhar sereias...

Cuidado com as promessas de trabalho no estrangeiro...

Cuidado com os exploradores...

Tráfico de escravos humanos

Tráfico Humano

sexta-feira, 6 de março de 2009

Comportamentos de risco na adolescência – Gravidez e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s)



A gravidez na adolescência e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) continuam a ser dois fenómenos merecedores de atenção e intervenção de forma a diminuir os riscos de saúde nesta faixa etária.
A existência destes problemas passa pela conjugação de múltiplos factores com sejam o início cada vez mais precoce da actividade sexual, a não utilização dos meios contraceptivos disponíveis, a baixa auto estima, o desconhecimento sobre sexualidade e as relações sexuais não protegidas.
Os adolescentes que experienciam uma gravidez enfrentam invariavelmente um conjunto de obstáculos que incluem o abandono escolar ou encurtamento das perspectivas profissionais, as dificuldades económicas e a ruptura familiar, para além de terem de lidar com sentimentos de culpa, baixa auto estima e depressão que por si só poderão contribuir para uma nova gravidez.
Para que tal não aconteça, cada vez mais o adolescente terá que saber viver uma afectividade e sexualidade responsáveis estando adequadamente informado sobre a anatomofisiologia dos sistemas reprodutores masculino e feminino e métodos contraceptivos existentes que serão complementos a toda a educação sexual vivida no ambiente familiar.
É também importante a sensibilização do adolescente para a problemática das IST´s que envolve a veiculação de informação correcta e adequada sobre os tipos de infecções desta natureza (SIDA, Sífilis, Hepatite B e C, Herpes, Condiloma Acuminado, gonorreia, etc), a sua etiologia (viral, bacteriana, fúngica ou parasitária), vias de transmissão (saliva, sangue e outros fluidos corporais – sémen e fluidos vaginais) e sinais de alerta (corrimento vaginal/uretral anormal, ardor, comichão, lesões genitais, etc) bem como sobre as medidas preventivas a adoptar (uso do preservativo, vacinação – para algumas, cuidados de higiene adequados e não partilha de objectos pessoais e perfurantes entre outros).
O Serviço de Atendimento ao Jovem (SAJ), quer através da intervenção nas escolas quer das diversas consultas disponíveis (enfermagem, médica, psicologia, nutrição e serviço social) tem vindo a dar resposta às necessidades dos adolescentes nestas áreas tendo como objectivo primordial a promoção da sua saúde integral. É também um dos seus compromissos providenciar apoio às grávidas adolescentes através de diversas consultas focalizadas nas suas necessidades específicas. Contudo, sendo a gravidez uma etapa a ser vivida num projecto de vida, o enfoque está na sua prevenção.
O atendimento dos adolescentes no SAJ é gratuito, confidencial, personalizado e imediato. Abrange a faixa etária dos 13 aos 21 anos, com horário de funcionamento nos dias úteis das 8 às 20 horas. Disponibiliza ainda uma linha de atendimento confidencial e gratuita – 800 204 125 – para esclarecimento de dúvidas colocadas pela população.

A equipa do SAJ