domingo, 3 de fevereiro de 2008

DST

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são doenças causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente por contacto sexual sem protecção, ou seja, sem o uso do preservativo, com uma pessoa infectada. As DST geralmente manifestam-se por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas DST são de fácil tratamento e de rápida resolução. Outras, contudo, têm tratamento mais difícil ou podem persistir activas, apesar da sensação de melhora relatada por pacientes. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, já que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das reacções orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico. As DST, quando não são diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves e até à morte.


Há DST que não têm cura apesar de haver tratamento, por isso, é tão importante que nos protejamos. As relações sexuais sem protecção são o principal factor facilitador da transmissão sexual do vírus da SIDA, sendo o uso de preservativos em todas as relações sexuais o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão, tanto das DST quanto do vírus da SIDA em particular.

Há, porém, outras formas de contágio. Algumas DST podem ser transmitidas da mãe infectada para o bebé durante a gravidez ou durante o parto e podem, assim, provocar a interrupção espontânea da gravidez ou causar graves lesões ao feto. Outras DST podem também ser transmitidas por transfusões de sangue contaminado ou compartilhado de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injectáveis.

Nota: Os videos são baseados em factos verídicos ou provas científicas!

Mais informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis

Se necessita de ajuda, pode ir à Consulta do Adolescente, que funciona no Centro de Saúde do Bom Jesus, de segunda a sexta-feira. A consulta é gratuita e não necessita de marcação!

Linha S.O.S. Adolescente: 800 20 41 25

Sem comentários: